Título da Redação: Envelhecimento Desproporcional

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Aldir Cleber


Com o avanço da medicina nos últimos tempos, a expectativa de vida cresceu consideravelmente. Isso é ótimo, entretanto, sem um aumento proporcional da taxa de natalidade, esse envelhecimento populacional pode acarretar problemas no futuro como: Gastos excessivamente altos com a Previdência Social e mão de obra.
Segundo o IBGE, a principal fonte de renda da maioria dos idosos é a aposentadoria. Diante disso, e com um possível aumento de números de idosos, uma sobrecarga no setor de seguro social será iminente. O governo, possivelmente, será obrigado a retirar verbas de outras áreas importantes como: saúde , educação e lazer, para cobrir a demanda desses cidadãos.
Além desse redirecionamento de capital, a crescente diminuição da População Economicamente Ativa(PEA) atingirá a economia, pois com menos gente trabalhando, o Estado produz menos, e, consequentemente, haverá uma diminuição do Produto Interno Bruto(PIB), afetando grandes e pequenas empresas.
Diante disso, é evidente, que o Governo precisará fazer campanhas de incentivo ao aumento da taxa de natalidade (como em alguns países desenvolvidos europeus), podendo até oferecer uma remuneração em forma de gratificação. Além do mais, parcerias público e privado podem apoiar para que a população mais velha volte a trabalhar em determinadas áreas, com grade horária diferenciada, respeitando as limitações físicas e psicológicas de cada um.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018