Título da Redação: Envelhecimento do Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Durante a 2ª Guerra Mundial, as mulheres tiveram que trabalhar fora de casa enquanto os homens estavam nos combates, a fim de promover o desenvolvimento econômico do país. Esse processo foi fundamental para a queda na taxa de natalidade que, a longo prazo, juntamente com os avanços na medicina, promoveram a elevação da expectativa de vida. Apesar do envelhecimento da população representar certo desenvolvimento do bem-estar, isso proporciona prejuízos econômicos e sociais para a nação.
Nesse contexto, a Revolução Médico Sanitária e a modernização da agricultura proporcionaram qualidade de vida à sociedade, na qual vive mais e melhor. O aprimoramento do sistema de saúde propiciou a manutenção do organismo, através de medicamentos, vacinas e equipamentos modernos. Já as técnicas aplicadas no setor primário gera mais alimentos e com maior valor nutricional que contribuiu para a obtenção de vitaminas e proteínas essenciais para o corpo. Além disso, o desenvolvimentos de métodos contraceptivos para evitar a gravidez propiciaram aos casais a escolha de não possuir herdeiros ou em número reduzido, o que acarreta na queda da taxa de natalidade.
Ainda convém lembrar as consequências para a sociedade devido ao envelhecimento populacional. O governo disponibiliza maciços investimentos em sistemas hospitalares, asilos e atividades de lazer para os idosos, porém outros setores sociais ficam prejudicados, como a educação infanto juvenil pública. Em adição, muitos idosos ficam à margem da sociedade, porque os familiares não têm tempo para se dedicar às necessidades do mais velhos, como também não possui condições financeiras para pagar alguém para auxiliar no cotidiano, já que, geralmente, o preço de um cuidador de idoso é o mesmo da aposentadoria e, assim, não iria sobrar recursos para pagar os medicamentos.
Vale salientar que o sistema previdenciário fica sobrecarregado, porque há mais retirada de recursos financeiros do que reposição, já que o contingente de trabalhadores é menor. Desse modo, percebe-se que o excesso de idosos prejudica a economia, caso sejam dispensados do mercado de trabalho. No entanto, é perceptível que muitos idosos ainda possuem a capacidade de manter sua função profissional e, assim, estabilizar a economia do país.
A fim de solucionar tal problemática, é necessário que o governo promova o equilíbrio orçamentário, por meio de uma administração eficiente, para evitar prejuízos em outros setores sociais. Em adição, o governo deve estimular o aumento da taxa de natalidade, através do oferecimento do Bolsa Bebê, como em Portugal, com o objetivo de evitar a estagnação da mão-de-obra no futuro. Por fim, é fundamental que as empresas criem projetos de inserção dos idosos, já que eles apresentam experiência profissional e, assim, regula o contingente de trabalhadores ativos na nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018