Título da Redação: Envelhecimento e Crise no Sistema Previdenciário

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Murilo almeida


O numero de idosos vem aumentando em todo o mundo, estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030, e esta mudança traz consigo um possível problema previdenciário a longo prazo.
Com o aumento do numero de idosos demanda do estado um maior investimento em saúde para a terceira idade e nos mecanismos de previdência social. Ao completar 60 anos para mulheres e 65 anos para homens e tendo contribuído pelo menos 15 anos para a previdência social, este individuo tem o direito de se aposentar e assim diminuindo a população economicamente ativa, ou seja, o quantitativo de pessoas inseridas no mercado de trabalho e assim sendo supridas economicamente pela aposentadoria pré determinada.
O sistema de previdência social funciona a partir de contribuições de seus associados e ajudas financeiras vindas do governo. Com um aumento do pagamento de pensões e aposentadorias pelo envelhecimento da população e um menor quantitativo da população economicamente ativa, esperasse em um futuro bem próximo uma crise do sistema previdenciário por uma saída ou pagamento muito maior que o recebimento de contribuições. E de onde vira este dinheiro? É um direito adquirido do cidadão sendo assim o estado deverá ajudar no pagamento destas aposentadorias.
Se não houver uma mudança no sistema previdenciário brasileiro ele entrará em crise e o estado deverá ajudar a pagar a conta assim desviando verbas de outras áreas como saúde, educação, segurança dentre outras. Assim fazendo com que o estado aumente seus impostos, crie barreiras previdenciária a fim do controle dos gastos públicos, aumento da fiscalização contra possíveis golpes e erros e criação de politicas publicas que visem a manutenção destes idosos pelo maior tempo possível no mercado de trabalho.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018