Título da Redação: Envelhecimento em questão

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andresa Duarte


A população brasileira está tornando-se mais velha. Isso se deve principalmente aos avanços na medicina e biotecnologia, que proporcionaram melhorias nos alimentos e no tratamento de doenças. Todavia, a falta de políticas eficientes que garanta um envelhecimento harmônico tornou-se um grande entrave.
Os diversos avanços proporcionados pela Revolução Técnico Científico Informacional foram extremamente benéficos e permitira um aumento na expectativa de vida. No Brasil, estipula-se um crescimento expressivo do número de idosos até 2030, todavia, com o aumento do tempo de vida, o conceito de população economicamente ativa modificou-se, o idoso de décadas passadas não é o mesmo atual. Essa conjuntura mostra a necessidade de uma reforma previdenciária, ou seja, a idade para aposentar necessita ser ampliada, seguindo a lógica do novo perfil brasileiro. Essa mudança é favorável para a economia, haja vista que o tempo de contribuição amplia-se.
Além da necessidade do aumento no tempo de contribuição há a questão da sobrecarga do setor previdenciário. Infelizmente, com o aumento do número de aposentadorias o repasse para os beneficiários muitas das vezes é insuficiente, tornando-se essencial o papel do Estado para sanar esse problema, estabelecendo melhorias no repasse de verbas para esse setor, dessa forma, os antigos e novos aposentados não ficaram prejudicados.
Em suma, o envelhecimento da população é perceptível, entretanto, enfrenta diversos obstáculos para ser pleno. É necessário, portanto, medidas para mudar essa conjuntura, como a adoção de uma reforma previdenciária por parte do Estado, por meio do aumento da idade para aposentar. Ademais, um repasse maior de verbas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com uma intensa fiscalização delas para evitar desvios e fraudes. Essas medidas contribuirão para uma transição demográfica mais harmônica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018