Título da Redação: Envelhecimento não problemático

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Jorge Passos


Um país portador de uma pirâmide etária tão definida, pode, como no caso brasileiro, apresentar certas desregulações ao longo dos anos, podendo acarretar grandes problemas socioeconômicos.
Levando em conta estas desregulações, é perceptível que em pouco tempo, com uma baixa população economicamente ativa, o Brasil entre em crise por não ter mercado consumidor suficiente, fazendo com que a crise de 1929 se repita no país.
Além disso, se a população economicamente ativa está reduzida, também temos uma grande queda na mão de obra, que pode ser vista como a principal consequência do envelhecimento da população.
Seguindo ainda este raciocínio, o Brasil tende a envelhecer sua população, dessa forma, além da falta de estrutura de saúde, teremos também uma falta de investimento na aposentadoria desses idosos, justamente pela problematização nas faixas etárias jovem e adulto.
Concluindo, a pirâmide etária brasileira pode sim tornar-se velha, já que isso é uma tendência, porém, investimentos na saúde pública, maior aceitação de idosos no mercado de trabalho e um fundo previdenciário abundante, faria com que o envelhecimento da população não fosse um problema, e sim, um sinônimo de avanço.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018