No Brasil os novos desafios, é apresentar propostas de intervenção da população majoritariamente idosa, sem desrespeitar os direitos humanos.
Os beneficios diliberadamente por estes é muito expressiva, sendo que grande parte recebe contribuições como a posentadoria.
Entidades majoritárias estão realizando pesquisas em alguns países, apresentando dados relacionados ao futuro da população.
Atualmente a população juvenil está diminuindo, pois as mulheres se valorizam mais, sabem que o lugar delas não é cuidar de filhos, querem ser mais profissionais. Assim os adultos se tornam idosos e já que eles não tem filhos, ficam mais idosos do que crianças no país.
Segundo IBGE 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho, ou seja, além de se aposentar no futuro teram carteira assinada,mais garantias.
Esta nova realidade é uma das preocupações do governo, pois se ver em outro ângulo está situação o número de jovens está diminuindo, logicamente, no futuro haverá redução da chamada população econômica , por serem o grupo de pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho e terem responsabilidade para pagar a aposentadoria "impostos", sendo que este sistema entraria em colapso,