Título da Redação: Envelhecimento populacional brasileiro

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luana Furlaneto


No inicio do século XX a expectativa de vida média do brasileiro era de 34 anos, hoje vive-se aproximadamente74 anos, segundo o IBGE. Esse aumento aconteceu devido a vários fatores como o avanço da medicina, urbanização, melhoria da qualidade nutricional, aumento do sanemento básico entre outros.A população idosa brasileira tem aumentado muito nos ultimos anos, estaria o Brasil e a sociedade preparada para essa mudança da idade populacional? E o que é ser idoso nos dias de hoje?
O país tem uma população jovem ativa, maior que o número de idosos, mas com uma taxa de fecundidade em queda reflexo de vários fatores sociais, como o ingresso da mulher no mercado de trabalho, e assim como aconteceu em outros países a piramide etária do Brasil pode mudar , o número de idosos pode ultrapassar o número de jovens, desacelerando o crescimento da população, e de jovens economicamente ativos, diminuindo assim a arrecadação impostos e contribuição da previdencia social, desacelerando a economia.
Com o envelhecimento da população o número de doenças cronico degenerativas aumenta como diabetes, hipertensão entre outras que são doenças que demandam acompanhamento constante e uso de medicação continuas.Em países em desenvolvimento como o Brasil um cidadão de 60 anos já é considerado idoso, com a diminuição trabalho braçal e aumento da qualidade de vida dos ultimos anos os "idosos" do seculo XXI ainda participam da sociedade ativamente.
Com a mudança quase inevitavel da piramide etária do Brasil, deve-se aproveitar o momento de grande contribuição de cidadão economicamente ativo. Antecipar a discussão de uma reforma da previdencia social, investir em qualidade de vida da população idosa, prevenção em crianças e jovens de doenças cronicas e discussão com a sociedade e famílias do cuidado do idoso e alternativas para idosos que não tem o cuidado de familiares de moradia e cuidados dignos,no fim da vida, como asilos e pousadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018