Título da Redação: Envelhecimento populacional: quebra no atual sistema de aposentadoria?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por zé vestibulando


Há séculos a qualidade de vida era mínima, muitas pessoas não chegavam nem aos 40 anos. No entanto, com o passar do tempo e o avanço da medicina esse cenário foi mudando, a qualidade de vida aumentou, e consequentemente a estimativa de vida também. No Brasil, atualmente, a estimativa de vida ultrapassa os 70 anos, e segundo o IBGE caminharemos em poucas décadas para um país majoritariamente composto por idosos – pessoas com 60 anos ou mais. Com isso, surgem alguns desafios no atual modelo de aposentadoria.
Um grande crescimento no número de idosos aposentados acarreta em um quebra no atual sistema de aposentadoria. Isso ocorre porque, segundo o IBGE parte expressiva dos idosos tem como principal fonte de renda a aposentadoria, que é uma transferência de renda, por meio do qual os trabalhadores que têm carteira assinada e vão se aposentar no futuro, fornecem a aposentadoria aos atuais aposentados. Dessa forma, um número de aposentados muito maior que o número de trabalhadores de carteira assinada tornaria impossível esse sistema.
Além disso, há uma falta de idosos no mercado de trabalho dificulta qualquer sistema de transferência de renda. Segundo o IBGE, dos 15 milhões de idosos no Brasil, apenas 4,5 milhões estão no mercado de trabalho e essa proporção tende a aumentar cada vez mais. Assim, a ociosidade de idosos no mercado ocasiona a impossibilidade de uma aposentadoria no país.
Torna-se, portanto, evidente que o envelhecimento da população traz grandes desafios para o atual modelo de aposentadoria do país. É imprecioso, nesse sentido, que o governo federal aumente o tempo mínimo para se aposentar conforme a estimativa de vida nacional aumente. Ademais, é importante que o mesmo crie programas que incentivem a contratação de idosos pelas empresas, como por exemplo a redução de impostos pagos por elas. Por fim, é essencial que os idosos busquem continuar no marcado de trabalho mesmo se aposentando.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018