Título da Redação: Envelhecimento sustentável

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Samara Silva


Até a década de 80 do século passado ainda era crescente o nascimento de crianças em relação aos idosos presentes na sociedade. Hoje, observa-se que a pirâmide etária toma novas formas, sua base se reduz cada vez mais e o número de idosos só aumenta. Esse envelhecimento dos cidadãos reflete novos desafios que podem ser econômicos e sociais.
A lógica de envelhecer e ser sustentado apenas pela aposentadoria pode gerar problemas ao sistema previdenciário. Na medida em que a população envelhece, os jovens diminuem em virtude do menor número de filhos que as mulheres modernas têm. Essa proporção inversa pode gerar saldos negativos, pois são os trabalhadores atuantes que sustentam esse auxílio mensal. Seguindo a tendência de crescimento, até metade do século XXI, o número de idosos pode ultrapassar o de jovens. Esse cenário poderá ocasionar crise previdenciária e caos na economia, como ocorrido na Grécia recentemente.
Além do fator econômico há toda uma estrutura nas cidades e nos indivíduos que necessitam de modificação. Felizmente os direitos dos idosos têm crescido na sociedade, no entanto, ainda há muito o que se fazer no quesito estrutural como locomoção desses em transportes públicos, pelas calçadas e ruas das cidades e sua qualidade de vida na questão física. Eles necessitam serem tratados de forma diferente em muitos outros casos e isto tem de estar também na consciência de cada indivíduo transparecendo o respeito aos mais velhos.
Fica claro, assim, que essa mudança na estrutura social traz consequências relevantes. Desse modo, é fundamental que o governo federal evite a estagnação da previdência social, com medidas como a estimulação da migração de mão de obra qualificada para um aquecimento no mercado de trabalho e nas contribuições. O governo municipal pode promover melhorias como: assentos preferenciais em ônibus, aplanamento e sinalizações nas calçadas, programas de interação social e educação física para a terceira idade. Cabe à mídia também o papel de alertar a população quanto ao cuidado e respeito aos direitos dos idosos. Se o futuro é de idosos, que eles tenham a melhor qualidade de vida possível.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018