Título da Redação: Expectativa de vida no Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Shirley Bueno


Em 2030 grupos de idosos de 60 anos será maior que grupos de jovens de até 14 anos. Segundo o IBGE. O Brasil que passa de uma população jovem a uma população Idosa. Qual é a causa que leva a diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida no Brasil?

Com a industrialização na sociedade moderna, teve a inclusão da mulher no trabalho e ao longo período a taxa de natalidade diminuir significativamente, refletido ao passar dos anos com a diminuição de jovens e aumento da população idosa.
Já os grupos de idosos sua expectativa de vida aumenta ao longo dos anos, com avanços da medicina tende-se uma melhor saúde e hoje a sua expectativa de vida é cerca de 73,4 anos, segundo Censo de 2010.

Dificulta-se ainda mais a aposentadoria no Brasil, tende-se a diminuição da contribuição para previdência social com menores números de jovens e mais aposentadoria. Hoje a contribuição para homens é de 35 anos e mulheres 30 anos, para aposentar-se mais tarde, podendo aumentar muito os anos de contribuição até 2030, por causa de sua população Idosa.

Contudo precisa-se de um planejamento por parte do governo e da previdência social que aos longos dos anos, não falir e nem elevar os números de anos de contribuição INSS, para uma melhor expectativa de vida. Precisa também planejamento futuro para programas sociais, voltados para idosos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018