Título da Redação: Expectativa de vida: o próximo colapso brasileiro

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Larissa Cavalcante


O quadro atual da população idosa está ficando cada vez mais crítico. O rápido e expressivo envelhecimento populacional vai de encontro com a falta de investimento em estruturas que favorecem a qualidade de vida dos idosos.
Tudo começou com o início de um rebuscado planejamento familiar, onde ideologias e práticas contraceptivas foram disseminadas através da chamada Aliança para o Progresso, na década de 1960. Com o tempo observou-se uma freada brusca na taxa de natalidade, que aliada a queda da mortalidade aumentou a expectativa de vida da população idosa.
Em países desenvolvidos esse crescimento se dá de forma lenta e progressiva, ao contrário do que está iniciando no Brasil. Por ano são cerca de 700 mil novos idosos no país, esses encontram péssimas condições de saúde, assistência social e também na previdência. Esta já iniciou um aumento na idade mínima para receber o benefício e as coisas tendem a ficar piores. Em 2050, o país terá cerca de 50 milhões de idosos, enquanto o número de crianças será de 28 milhões.
Em suma, o Brasil demonstra não obter assistência adequada para a nova situação do país, medidas como: aumento de investimentos na saúde, no planejamento familiar e na disponibilidade de vagas de emprego para idosos se fazem necessárias para que o país não entre em colapso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018