Título da Redação: Experiência profissional

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O Brasil vive, já na atualidade, um problema referente à questão previdenciária. Com cerca de 15 milhões de idosos, percebe-se, desde já, que a renda dos aposentados não é suficiente para suprir todas as suas necessidades. Esse problema, caso não haja mudanças no sistema previdenciário, tende a piorar, já que, em apenas 15 anos, terár-se-á mais idoso do que jovens no país. A solução desse problema passa, sem dúvida, pela valorização do profissional mais experiente, tornando-o ativo por mais tempo.
Os gastos com remédio, alimentação e moradia são, muitas vezes, difíceis de serem pagos apenas com o dinheiro das aposentadorias. Com a mudança da pirâmide etária brasileira, alargando o topo e estreitando a base, esses benefícios tendem a ficar cada vez menores e insuficientes.
Para evitar a falência do sistema previdenciário, mudanças devem ser adotadas, desde já. A principal seria aumentar a idade mínima para se aposentar. 65 anos seria, a princípio, uma boa idade, já que diminuiria, em curto prazo, o acréscimo de novos beneficiários, bem como aumentaria, a longo prazo, o número de financiadores do sistema.
Aliado a isso, pode-se também incentivar para que continuem trabalhando , aqueles que já possuem idade de parar, através de um novo cálculo de benefício que, realmente, seja vantajoso ao trabalhador. A empresa que mantiver seu funcionário sênior pode, também, ser beneficiada, por meio de deduções de impostos referente às contribuições previdenciárias desses trabalhadores.
Desse forma, a valorização da experiência profissional, poderá ser o remédio para a saúde do sistema previdenciário. Ganham com isso não só o empregador, que mantêm no serviço uma pessoa grande conhecedora do ofício que realiza, como também o próprio trabalhador, que pode vislumbrar uma melhor aposentadoria, além, é claro, de poder se sentir útil por mais tempo. Quando leis que garantam tais vantagens estejam em vigor, nossos idosos, futuros e atuais, poderão curtir com mais dignidade a chamada melhor idade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018