Título da Redação: Extrema desvalorização nacional para com os grupos da terceira idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Emanuel Benévolo


Os fatos que contemplam e completam a linha histórica do país são extensos. Ao longo de sua história, o país sofre mudanças políticas, marcado por atos desenvolvimentistas em meio a era Vargas, e logo em seguida traçado pelo governo de Juscelino Kubitschek. Temos a presença da ditadura, com o seu desenfreado poder de anulação da liberdade, porém, meio a esse contexto, temos a presença de grupos de resistência, que, a partir dos seus atos em meio a história do país, disponibilizam para a nossa atualidade o gozo da liberdade. Nesse contexto, podemos afirmar que a valorização dos indivíduos da classe da terceira idade no Brasil se faz necessário: em respeito a toda efetiva ou não efetiva participação ao longo dos atos que marcaram a história no país, e principalmente como modo de valorização aos resultados positivos adquiridos por estes.

O envelhecimento é um fenômeno natural, totalmente inerente aos seres vivos. Pesquisas já indicam que no Brasil, o processo de envelhecimento junto as esferas populacionais já se enquadra em meio ao cenário atual, tendendo cada vez mais a se tornar mais próximo da realidade. As consequências naturais do envelhecimento, fazem com que o indivíduo que se encontre nessa situação apresente um metabolismo lento, menor flexibilidade e uma gigantesca tendência a desenvolver novas doenças. Todas essas consequências do inevitável processo natural que é o envelhecimento, tornam o indivíduo totalmente dependente de meios assistenciais, fazendo com que grande parte dessa classe dependa rigorosamente de uma pensão ou até mesmo da própria aposentadoria.

Os obstáculos são evidentes e ao mesmo tempo desafiadores. A grande dependência e necessidade por parte desta classe sob os meios assistenciais, vai de contra a dura realidade que se faz a ineficiência e a gigantesca burocracia que cerca as instituições destinadas ao público da terceira idade. De frente com essa realidade, idosos buscam outros meios de substituir esse capital que seria deles por direito, buscando novamente adentrar no disputado mercado de trabalho. Porém, em meio a uma sociedade movida à preconceitos, onde o envelhecimento é considerado por muitos, sinônimo de invalidez, torna-se difícil a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho. Fazendo com que toda essa problemática, se enquadre no grupo dos problemas estruturais no qual o país comporta.

Portanto, têm-se a clara necessidade da existência de uma valorização desse grupo que tanto contribuiu para a formação do país. Tem-se a necessidade de um consenso entre estado e empresas privadas, onde a primeira exigiria a presença de indivíduos que contemplem esta classe nessas empresas, viabilizando privilégios fiscais as empresas que disponibilizem quantidades consideráveis de vagas para esse público, gerando uma grande abertura do mercado de trabalho para os grupos da terceira idade. A criação de uma instituição fiscalizadora que averiguasse no plantel destas empresas a presença de indivíduos que se adequem a tal grupo, serviria como instrumento impulsionador de uma futura resolução de grande parte que se faz essa problemática. Para que só assim, a valorização necessária para com os grupos da terceira idade passe a fazer parte da realidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018