Título da Redação: Filhos deste solo gentil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Eduarda Ferretti


Desde 1929 o Brasil afirma ano após ano que almeja tornar-se uma nação desenvolvida, seguindo o padrão europeu. Assim, demos início ao desenvolvimento do Brasil segundo padrões internacionais. Contudo, na ânsia de fazer do Rio de Janeiro a nova Lisboa, não aprimoramos o processo de urbanização e desenvolvimento empregados na Europa, e hoje começamos a sofrer com os males que os atormentam desde a metade do último século, como o envelhecimento da população.
Todos nós sonhamos com o dia em que poderemos fazer o que mais gostamos sem nos preocuparmos com o aluguel, conta de água e filhos. Por isso, todos os homens, quando são abalados pelo desânimo, pela vontade de atirar tudo para o alto pensam nos anos dourados de aposentadoria que estão por vir, e seguem na luta diária, encontrando força, dinamismo e inovação para seguir em frente.
Há quem diga que envelhecer é um privilégio negado a muitos, não obstante o envelhecimento torna-se um problema quando a população jovem diminui, e assim passa a existir menos jovens para cuidar de mais idosos. Podemos facilmente perceber que isso vem acontecendo, basta observar a sua família. Há alguns anos podia-se perceber que em média havia 5 ou 6 netos para quatro avós. Hoje, a maioria das famílias contêm duas crianças, netas de quatro avós.
Com o grande avanço que a medicina deu no último século, a expectativa de vida aumentou, assim, agora podemos passar mais tempo com nossos avós do que a maioria dos nossos ancestrais pode. No entanto nossos avós terão que trabalhar por mais tempo do que seus pais e avós, pois com o aumento do envelhecimento populacional alinhado à diminuição da taxa de natalidade é inevitável a quebra do sistema previdenciário.
Assim, os anos dourados estão seriamente ameaçados e o governo federal vem buscando formas de contornar o problema e garantir que todos os brasileiros, os quais durante muitos anos esmeraram-se em seu brado retumbante, sejam assegurados de seus direitos a terem uma vida de realizações: seja viajando, comprando livros e CDs, indo ao teatro ou a praça para dar comida aos pombos.
A melhor maneira de garantir a integridade de nosso sistema previdenciário é estimulando a migração de pessoas jovens de outros países que hoje enfrentam o problema da superpopulação. Pois desta forma aumentamos o número de contribuintes jovens ao passo que conseguimos suprir a carência de funcionários nas pequenas empresas, postos que poucos brasileiros jovens estão dispostos a assumir. Desta forma todos saem ganhando e fazendo jus ao célebre verso que cantamos com tanto garbo “ Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil! ”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018