Título da Redação: Formalidade e incentivo.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por thiago silva


Formalidade e incentivo
Como já ocorreu nos países desenvolvidos e como vem ocorrendo nos em desenvolvimento, o Brasil observa o envelhecimento sistemático de sua população. Já em 2030 seremos um país de idosos, segundo o IBGE. Este envelhecimento traz uma série de desafios ao estado. Talvez, o mais importante diz respeito à renda desta população. Há que se pensar, desde já, em mecanismos que garantam a qualidade de vida quando então chegarmos à terceira idade.
Hoje, um dos principais problemas enfrentados pelos idosos é a insuficiência da renda. Com um sistema previdenciario longe do equilíbrio observa-se uma diluição nos valores dos benefícios pagos aos aposentados e pensionistas. Dois dos principais causadores do desequilíbrio são a informalidade do mercado de trabalho e o pagamento de benefícios de transferência de renda.
Parece obvio falar que a geração de empregos melhoraria o equilíbrio das contas públicas, através dos tributos pagos pelos trabalhadores. Mas em país onde , em pouco mais de 30 anos, terar-se-á mais idosos do que jovens de até 30 anos, este é um ponto crucial. Reformas trabalhistas e previdenciárias devem ser realizadas, visando a maior formalização possível dos trabalhadores.
Porém, menos obvio, mas não menos importante, é saber valorizar e até mesmo aproveitar a capacidade laborativa das pessoas acima de 60 anos. Anos de experiência podem ser úteis para equilibrar as contas. O profissional experiente pode continuar trabalhando, como já ocorre hoje com cerca de 30% dos aposentados, porém com incentivos que garantam respeito e vantagens para estes profissionais. O estado ganha, mais uma vez, com arrecadação.
Desse modo, o trabalhador formal de agora, com pagamento de tributos , fornecerá a própria aposentadoria de amanhã. O incentivo para que o trabalhador sênior continue com suas atividades implementará tanto rendimentos pessoais como estatais. Dessa forma, através da formalidade e incentivos, os desafios da nova pirâmide etária brasileira poderão ser enfrentados com todo respeito à dignidade da pessoa humana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018