Título da Redação: Geração anciã

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


O mundo esta envelhecendo. Este crescimento da população idosa é visto principalmente nos países do continente europeu e vem gerando uma bomba relógio prestes a explodir pois, com a crise mundial os sistemas previdenciários estão cada vez mais despreparados para amparar este novo setor. O Brasil está seguindo a mesma tendência. Segundo pesquisas feitas pelo IBGE, até o ano de 2030 o número de idosos ultrapassará o de jovens.
O despreparo do país para atender este novo público é visto em diversos setores. Os idosos não estão tendo suas necessidades devidamente atendidas. O que ocorre é a falta de infraestrutura nas cidades, poucos profissionais da área da saúde especializados em geriatria e também são pouquíssimas as empresas que estão preocupadas com o envelhecimento de seus funcionários. Além disso, a maioria do público da terceira idade não está inclusa no PEA (População Economicamente Ativa), e a medida que este público cresce, uma questão se torna central: sustentar esta camada sobrecarrega os jovens, cada vez em menor número.
A urgência em fazer as coisas, característica da nossa nova geração de jovens, faz com que ocorram práticas de discriminação aos mais experientes, até mesmo que involuntárias como a falta de paciência com filas e vagas de estacionamento. Além disso a um forte processo de rejeitar o envelhecimento já que a figura do idoso é retratada como um fardo, um "peso morto".
Fica evidente portanto que,cabe ao Estado a discussão em torno de temas como saúde preventiva, adaptação da infraestrutura das cidades, poupança e previdência são assuntos que precisam estar mais presentes. A busca pela segunda carreira também pode ser uma saída para se manter mais tempo no mercado de trabalho. Atitudes assim fazem com que ocorra uma integração do envelhecimento na sociedade e também que agora possamos retribuir o cuidado a quem um dia tanto cuidou de nós.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018