Título da Redação: Idoso: O Preço da Experiência

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Marcio


A questão do idoso no Brasil é uma problemática muito séria e cerceada de fatores que a tornam até mesmo polêmica. Basicamente, há duas correntes de pensamento: a que os vê como fonte importante de experiência e sabedoria, imprescindível para o amadurecimento dos mais jovens. E, na contramão dessa ideologia, a corrente que os vê como empecilho à dinamização da economia, uma vez que não contribuem mais com o Estado e ainda recebem aposentadoria.
Historicamente, o tratamento para com o idoso vem se modificando intensamente, vide a sociedade Pré- Primeira Revolução Industrial, onde nas corporações de ofício, os mestres eram os mais velhos, que dispunham de experiência para transmitir aos seus aprendizes. No contrapé desse período estão as Revoluções industriais, onde o idoso era tido como mão de obra comum, haja vista a falta de direitos trabalhistas.
No Brasil atual, os idosos gozam de aposentadoria paga pela Previdência Social, lhes assegurando condições de sustento, além de políticas de saúde e assistência voltadas para esse público.
Entretanto, na trilha dos países em desenvolvimento, com natalidade baixa e expectativa de vida além dos 65 anos, o Brasil vê sua população envelhecer, tendendo à uma população predominantemente idosa em alguns anos. Essa é a tônica da crise do setor previdenciário, pois idosos não contribuem com o Estado e ainda recebem benefício pago pela Previdência Social, com dinheiro dos contribuintes.
Nessa perspectiva, o governo deve investir em políticas que visem um aumento da taxa de natalidade, além de investimentos em saúde, educação e segurança - propiciando um ambiente favorável ao aumento do número de pessoas economicamente ativas, e assim incrementando a contribuição com a Previdência Social. Aliado a isso, uma reforma política, cortando gastos, como o alto número de ministérios e outras entidades que drenam desnecessariamente os cofres públicos, garantindo um equilíbrio econômico para absorver essas mudanças,

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018