Título da Redação: Idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Lorenna Ramos


Durante muito tempo na história da humanidade, a perspectiva de vida era curta, de modo que as pessoas, geralmente, casavam-se, procriavam e morriam cedo. Graças ao advento da tecnologia e aos avanços médicos e científicos, essa realidade vem mudando ao longo dos anos. Entretanto, o Brasil deve enfrentar muitos desafios com essa questão, pois o país não tem estrutura para lidar com o envelhecimento do povo.
O sistema de transporte público é uma das deficiências estruturais em questão, prejudicando senhores e senhoras que dependem desse meio para se locomoverem. Isso ocorre mesmo com leis que visam garantir benefícios aos idosos, pois não há fiscalização para o cumprimento delas e nem respeito por parte da população. A exemplo disso, passageiros em ônibus lotado sequer cedem o lugar aos mais velhos, mesmo havendo acentos preferenciais para eles. Além disso, as agências de viagens intermunicipais e interestaduais descumprem a legislação de fornecer passagens gratuitas para os idosos, alegando falta de vagas nos transportes.
Outro problema é a saúde dos idosos ser mais comprometida em comparação ao resto da população, dependendo, muitas vezes, de uso de remédios controlados e atendimentos especiais. Somado a isso, os aposentados têm seus salários reduzidos ao saírem do mercado de trabalho, sendo necessário recorrerem ao sistema de saúde pública. Entretanto, o Sistema Único de Saúde não tem capacidade de garantir atendimento de qualidade nem para cidadãos comuns, tornando os serviços oferecidos aos idosos mais precários. A falta de equipamentos, de profissionais e de medicamentos é uma realidade que afeta a população em geral, todavia os idosos, por serem os mais vulneráveis, são os mais prejudicados.
A partir dessas reflexões, é evidente que o Estado precisa vencer desafios para garantir os direitos dos idosos. Portanto, além de investir efetivamente em serviços básicos, como saúde e transporte público, o Governo deve aplicar multas para aqueles que não respeitam e não cumprem o que é determinado pelo Estatuto dos Idosos, como a questão das passagens gratuitas e dos acentos prioritários. Além disso, a mídia e as instituições de ensino devem promover campanhas, palestras e debates tratando do respeito para com os mais velhos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018