Título da Redação: Idosos do futuro

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Tatianne Ferrari


A população mundial, principalmente dos países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento, tem passado por um processo de envelhecimento, caracterizado pela queda da natalidade e aumento da expectativa de vida. No Brasil, esse quadro tem se acentuado a cada ano, com expectativas alarmantes após 2030. Diante disso, questões importantes como a previdência, o tempo de contribuição de serviço e a infra-estrutura tem sido debatidas.
Segundo pesquisa, em 2030 o Brasil se tornará um país majoritariamente de idosos, tendo mais idosos de no mínimo 60 anos do que de crianças com até 14 anos. Em 2055, a situação se tornará ainda mais séria, o número de idosos participantes da população total, será maior que o número de crianças e jovens com até 29 anos. A Europa, país com o maior índice de população idosa do mundo, já tem enfrentado isso a algum tempo.
A infra- estrutura, o tempo de contribuição de serviço e a previdência, são os novos desafios que assim como a Europa, o Brasil terá de enfrentar. Atualmente os investimentos brasileiros são equilibrados em relação a educação e a saúde. Todavia, deverão ter os gastos educacionais reduzidos a fim de investir em construções hospitalares, para melhor atender essa nova massa populacional, bem como outros setores, a exemplo do turismo, mídia e comércio. Além disso o setor previdenciário e o tempo de contribuição de serviço também deverão passar por reformas, uma vez que cerca de 75% dos idosos tem por principal fonte de renda, pensões e aposentadorias, o que gera demanda financeira, que será fruto do maior tempo de contribuição de serviços.
Portanto, diante o aumento da expectativa de vida, faz-se necessário o prolongamento do tempo de contribuição de serviço, o desenvolvimento de politicas previdenciárias privadas, através da mídia, conscientizando a todos do envelhecimento da população. Além disso, reformas estruturais sociais, a fim de com qualidade atender as necessidades desta, e o incentivo a natalidade, através de recompensas e benefícios por parte do governo, juntamente a mídia para expandir esse ideal, a fim de assim, equilibrar os extremos da pirâmide etária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018