Título da Redação: Idosos, jovens e INSS

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Alexandre Bartilotti Machado Bartilotti


Devido ao aumento da qualidade de vida do brasileiro, aumentou-se sua expectativa de vida. Espera-se uma futura população com maioria de idosos. Por isso, devemos ficar atentos a dois problemas: a competição no mercado de trabalho entre jovens e idosos e o pagamento do INSS, em relação à quantidade arrecadada. Deve-se criar circunstâncias que permitam conforto a essas duas faixas etárias.
Sobretudo no setor de serviços, a competitividade tem aumentado. Os jovens e idosos são os mais afetados por ela. Os jovens não possuem experiência e os idosos podem estár desatualizados. Verifica-se, entao, uma preferência pelos idosos, por sua experiência. Essas questões podem ser vistas pelas idades dos profissionais que compõem a chefia de hospitais e empresas. Com o aumento do número de idosos, os jovens entram em desvantagem. Deve-se, portanto, estimular a mudança de idosos para funções onde haja falta de profissionais. Dessa forma, permitiria-se que os jovens ocupassem as outras vagas.
Outro problema é o pagamento do INSS. Com a qualificação dos profissionais, bem como seu envelhecimento, as pensões tornam-se mais caras. Dessa forma, é necessário arrecadar mais. Deve-se, portanto, alterar os valores de contribuição, para os portadores de maior salário. Assim, não colocaríamos pressão sobre os setores populares e o resolveríamos o problema. Isso ocorre, sobretudo, na Inglaterra e Estados Unidos, onde a previdência é cara aos classes médias e altas.
Com a arrecadação, pela previdência, de maiores quantias, através do aumento dos impostos dos mais abastados, além do estímulo ao preenchimento de vagas onde haja carência de profissionais, solucionaríamos os principais dilemas do envelhecimento populacional. Ademais, campanhas pelo aumento da natalidade trariam bons resultados, se garantidas as condições básicas aos novos cidadãos, no equilíbrio populacional.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018