Título da Redação: Idosos no Brasil: negligenciados ou valorizados?

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Victoria Ramiro


Com os avanços da medicina, a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo dos anos. No Brasil, o número de idosos já aumentou e a tendência é crescer mais nos próximos anos, segundo o Instituto Brasileiro De Geografia Estatística (IBGE). Entretanto, o governo não tem investido no bem-estar da terceira idade, deixando de proporcioná-los boas condições sociais e financeiras.
Embora o Estatuto do Idoso tente garantir seus direitos, os mais velhos carregam a imagem de inutilidade, pois possuem limitações físicas e mentais. Como o valor pago pela aposentadoria é baixíssimo e a saúde pública é de péssima qualidade, acaba custando caro para a família mantê-los, tendo em vista que na maioria das vezes os custos médicos ultrapassam a renda que os familiares dispõem.
Além disso, pode-se ressaltar a incoerência dos jovens. Esses defendem que os idosos merecem ser valorizados, porém, na realidade consideram suas ideias obsoletas e até mesmo são impacientes, apresentando conduta desrespeitosa.
Portanto, fica claro que a desvalorização do idoso precisa ser combatida. Para isso, deverá haver mudanças em diversos níveis sociais. Primeiramente, por parte do governo, que tem obrigação de oferecê-los boas condições de saúde, como prioridade nos hospitais públicos. A mídia e as escolas devem ser responsáveis por difundir valores positivos em relação aos mais velhos, mostrando que ao invés de antiquados, eles possuem muita sabedoria e experiência para compartilhar. Desse modo, possibilitando a interação de vários grupos etários.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018