As condições atuais para o bem estar e a segurança desses que um dia, serão a maioria no nosso país,não são nada satisfatórios, já que não é difícil ver, ouvir, ou ler notícias de idosos morrendo em filas de hospitais, ou sendo assaltados dentro de sua própria casa.
Três pilares básicos são necessários para uma vida de qualidade, além de serem direitos considerados essenciais pela ONU (Organização das Nações Unidas), segurança, saúde e lazer. Porém o foco deve ser maior em idosos, já que eles, na maioria das vezes dependem do governo.
Crianças e adolescentes, apesar de sofrerem fortes influências de programas governamentais, na maioria das vezes tem esses direitos proporcionados pelos pais. Depois que crescem e se tronam adultos, eles mesmo buscam proporciona-los. Já quando envelhecem,geralmente se aposentam e deixam de trabalhar, muitos deles, dependem então exclusivamente dos benefícios do INSS.
O que devem ser criados, são formas de garantir que a nossa sociedade tenha idosos vivendo com qualidade. A segurança deve ser melhorada em áreas que sejam bastante frequentados por idosos, como bancos e praças. A criação de programas governamentais que garantem exames médicos anuais ou atendimento especializado, por exemplo, são algumas maneiras de garantir saúde para os mais velhos. Não esquecendo também que é preciso lugares onde essas pessoas possam se divertirem, relaxarem, e que deixem de apenas sobreviverem e passem a viverem.