Título da Redação: Inclusão como solução

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Flavia Fasolo


A inserção da mulher no mercado de trabalho foi um dos adventos responsáveis pela redução da taxa de fecundidade nos países industrializados, uma vez que a crescente necessidade de mão de obra passou a ser suprida pelas mulheres. Nesse contexto, o número de idosos está aumentando em oposição à população jovem que está reduzindo, consequências do fenômeno industrial.
A princípio, é preciso perceber que a modernização trouxe à tona não só a pílula anticoncepcional, mas também a conscientização da sociedade, de modo a reformular o conceito funcional dos filhos. Antes vistos como mão de obra, agora são vistos com outros olhos, como despesas e gastos exorbitantes. Nesse sentido, o planejamento familiar passou a compor grande parte das famílias brasileiras, de modo a priorizar o constante acúmulo de renda, além de garantir a qualidade de vida do filho, caso venha a existir.
Além disso, é necessário enfatizar que o envelhecimento da população satura a porcentagem da sociedade que vive as custas do sistema previdenciário, e ainda não compõem o mercado de trabalho. Desse modo, para manter o equilíbrio entre a população economicamente ativa e inativa seria necessário o crescente número de jovens para que o retorno fosse proporcional as despesas do governo com os setores ausentes na economia.
Diante desse cenário, o poder público deve agir com soluções conjunturais. Apesar da necessidade de resultados a melhora não deve se limitar a paliativos. Nesse sentido, o trabalho do governo pode ser complementando por empresas, que destinem parcela de suas vagas de trabalho de baixo esforço à população idosa, -que muitas vezes deseja trabalhar-, assim contribuindo com a arrecadação estatal. Além disso, a mídia pode produzir ficções engajadas, como novelas que abordem a inserção do idoso no mercado de trabalho, de modo a incentivar e mobilizar a sociedade para aderir a iniciativa.
Torna-se evidente, portanto, que o envelhecimento da população exige medidas concretas, e não somente um belo discurso. Assim sendo, o caminho parece ser difícil - mas não utópica - revisão de valores, essa é necessária e se torna possível por meio de pequenas mudanças na educação. Sem dúvidas se as escolas ampliassem o foco para além da grade escolar e se preocupassem com a formação moral, ou seja destinada a inserir os indivíduos no setor formal, além de promover campanhas para inclusão de idosos é possível imaginar uma sociedade mais humanitária e longe de crises no setor econômico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018