Título da Redação: Integração consciente

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Beatriz Gonzaga


Na atual era pós-moderna, a tecnologia alavancou o desenvolvimento de diversas áreas em prol da qualidade da vida humana. Os avanços no saneamento básico, na medicina, na satisfação parcial das necessidades básicas permitiram o aumento da perspectiva de vida do homem, aumentando a faixa da população envelhecida no Brasil e no mundo. No entando, é válido questionar: Há alcance pleno da dignidade e da liberdade dos nossos idosos?
Em primeiro lugar, um dos novos desafios atualmente é na quebra da visão da invalidez da terceira idade brasileira. Essa camada está mostrando cada vez mais disposição e vontade de viver, continuando a trabalhar após a aposentadoria, aproveitando o tempo livre para viajar, socializar e até mesmo buscar relações afetivas. Apesar da maioria depender da aposentadoria e pensão, muitos são independentes financeiramente e não se queixam de ter uma vida ativa. Assim, idoso não é mais sinonimo de incapacidade, não sendo necessário excluí-lo da porção economicamente ativa do país nem nas demais atividades socio-culturais. No entanto, há ainda discriminação e desvalorização por parte das famílias e do próprio governo.

O Estatuto do Idoso possui penalização de discriminação por idade, mas infelizmente não impede que isso esteja presente na nossa realidade. As familias muitas vezes não dispõe de boa situação financeira, tempo ou paciência para dar amparo e acabam colocando-os em asilos. A acessibilidade nos ambientes públicos também privam parcela dessa camada de ir e vir com facilidade e segurança, na precariedade dos transportes públicos, na dificuldade de acesso e atendimento de qualidade na saúde pública e na falta de infraestrutura apropriada em locais de alta circulação.

É claro, portanto, a necessidade de valorizar e incluir o idoso nas atividades cotidianas, oferecendo melhores condições de vida. Um meio de integrá-lo pode ser através de oficinas que ensinem e mostrem como utilizar as novas tecnologias e como retornar ao campo de trabalho, oferecidas por Ong's e instituições privadas. A mídia pode promover campanhas de valorização, mostrando a capacidade dos idosos e assim quebrando aos poucos a visão conservadora das famílias. A acessibilidade pode ser alcançada através da sociedade, exigindo ao governo melhor infraestrutura e segurança, através de petições online e compartilhamento da precariedade dos ambientes pelas redes sociais. Devemos tratar desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade, já disse Aristoteles. Desta forma os idosos poderão usufruir plenamente seus direitos por uma vida digna e livre.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018