Título da Redação: Inversão da pirâmide etária

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Deivson Macedo


A partir de 1970, as taxas de natalidade diminuíram gradativamente, em decorrência principalmente, do ingresso das mulheres no mercado de trabalho, que passaram a não ter tempo disponível para os filhos ou por julgarem o custo de educação das crianças muito alto. Com a diminuição das taxas de natalidade e o avanço da medicina, a população do Brasil foi envelhecendo com o tempo, configurando assim, um cenário preocupante para a previdência social e o setor de mão de obra.
A recente proposta, aprovada na Câmara dos Deputados, de aumento da idade mínima para a aposentadoria ilustra bem o estado alarmante da previdência social, que tem dificuldades em manter o atual sistema em funcionamento. Isso se deve ao fato de que a arrecadação com os beneficiários tende a ser menor que o valor gasto. Essa dívida sofrerá incrementos nos próximos anos, já que segundo o IBGE(Instituo de Geografia e Estatística) entre 2012 e 2013 a população de idosos passou de 12,6% para 13%, o que demonstra a necessidade de adequação nesse setor.
Paralelo a questão previdenciária está o déficit de mão de obra nos diversos setores econômicos do país. Assim, com o envelhecimento e os índices de natalidade praticamente nulos, a oferta de empregos tenderá a ser maior que a demanda, semelhante ao que ocorreu em países mais desenvolvimentos como a Alemanha e o Japão. Tal fenômeno provoca a estagnação econômica bem como a subtração do PIB(Produto Interno Bruto) nacional e por conseguinte a precariedade do sistema previdenciário.
Percebe-se, portanto, que nas últimas décadas a estrutura etária do Brasil está mudando e os avanços do Estado para a correta estruturação da previdência e do setor de mão de obra são escassos. Para contornar essa situação, é necessário um incentivo financeiro por parte do Governo às empresas que contratarem idosos, atrelando cargas horárias mais flexíveis a essa faixa etária. Além disso, a organização do setor previdenciário é medida de suma importância. O Estado pode, dessa forma, aplicar um pequeno aumento no valor da arrecadação dos contribuintes, para que medidas mais extremas como a proposta da Câmara de Deputados não sejam necessárias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018