Título da Redação: Maior expectativa, menor benefício

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Dafini Gabriela


Países europeus à alguns anos atrás começaram a passar pelo envelhecimento da população e hoje sofrem as consequências desse baixo crescimento vegetativo. O Brasil está perto de entrar na lista onde o número de idosos é maior que o de jovens, e daqui a pouco tempo se verá na mesma situação da Itália, Alemanha e outros.
Rotina corrida, custo de vida alto e desejos de novas conquistas, são elementos que fazem os casais pensarem muito antes de terem um filho. Cada vez mais nascem menos crianças, ou seja, menos adultos daqui 30 anos, e com os avanços na saúde, maior número de idosos, pois vivem mais tempo.
Com isso a expectativa de vida tende a aumentar, e a previdência social a diminuir. Uma menor PEA (população economicamente ativa) não consegue sustentar essa parcela tão grande de idosos, forçando o governo a retirar ou retardar os benefícios como a própria aposentadoria.
Surgem também problemas como não conseguir manter uma boa qualidade no sistema de saúde para atender essa quantidade de velhos, visto que eles precisam de um cuidado especial.
Sendo assim, para resolver em partes esse problema o Brasil pode investir em práticas como Japão e Itália, incentivando as pessoas que tem condições de criar um filho, de tê-los, também aqueles idosos que tem força e saúde para fazer trabalhos leves, a realizá-los, como forma de ajudar na previdência social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018