Título da Redação: Mais que um desenvolvimento

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 2 anos por Bruna


Durante a idade média era comum os indivíduos faleciam bastante cedo. Devido as condições insalubres que nessa época existiam com o advento da medicina, e sua consequente modernização a expectativa aumentou de forma considerável.No Brasil segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) até 2030 o Brasil pode ser considerado uma pátria velha. Contudo, com o país apresentando uma crescente população idosa a falta de respeito se torna um obstáculo para o pleno desenvolvimento social.
Mesmo com a criação do estatuto do idoso é sabido perceber que os idosos não tem seus direitos respeitados pelos mais jovens. É valido perceber que apesar de não ser visível para a sociedade em geral, a população da maior idade é vista como um peso morto. Representando para muitos uma imagem de inutilidade, já que estes apresentam dificuldades físicas e por vezes psicológicas. Convém destacar que, esse desprezo que a população reflete leva ao sofrimento dos idosos, pois estes não possuem em muitos casos condições de se auto sustentar visto que a aposentadoria que recebem acaba não sendo suficiente ,muitas vezes, para os remédios.
Mais não é apenas o caráter desrespeitoso que dificulta a vida da terceira idade. A constante falta de tempo atual, leva a necessidade de cuidar de um idoso uma tarefa árdua. É fácil perceber que ninguém tem mais tempo para nenhuma atividade e os idosos não acompanham essa dinamicidade causando uma exclusão deles nesse "Novo Mundo". Segundo o filosofo alemão Hartmut Rosa "A sensação de pressa é essencial para compreender a modernidade". E tal momento em que vivemos nos leva a ignorar a maior idade sem maiores preocupações.
Portanto, fica claro, que medidas são necessárias para amenizar esse processo de desvalorização do idoso no Brasil. Para que tais objetivos sejam alcançados é necessário acontecer mudanças em diversos níveis sociais. Primeiramente, cabe ao governo o desenvolvimento de políticas que proporcionem melhores condições de saúde. Através de uma ação da mídia e da escola, que podem difundir valores de respeito e paciência com a terceira idade, mostrando o quanto os idosos tem para ensinar e os jovens para aprender. Dessa forma, uma nação em harmonia com as diferenças pode torna- se desenvolvida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018