Título da Redação: Maturidade Brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por João Freire


No caminho para o desenvolvimento, o Brasil conta com inúmeras mudanças em sua estrutura social e econômica. A forma com que a sociedade e o governo de um país se comporta frente a essas mudanças é fator determinante para atingir a posição de país desenvolvido. O envelhecimento da população é uma realidade no cenário atual do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030, o grupo de pessoas com idade superior a 60 anos será maior que o de crianças de até 14 anos. Não se sabe porém, se o Estado está preparado para assistir o envelhecimento da população e as suas consequências.
Experientes e maduros, os "ex-jovens" possuem uma bagagem de informações e virtudes que os qualificam para qualquer atividade. Com o passar do tempo, é inevitável a degradação do corpo e a consequente aparição de doenças, por esse motivo, muitas vezes os idosos são discriminados e enxergados como inválidos. Mas, em algumas empresas já encontramos a valorização dos idosos no mercado de trabalho com a separação de determinada porcentagem das vagas para o público supracitado.
Pensando na economia, é preocupante o envelhecimento da população. Segundo o IBGE, 74,7% dos idosos de 65 anos ou mais tem como principal fonte de rendimento a aposentadoria ou pensão. Se o processo acontecer de forma imediata e descontrolada, como apontam as pesquisas, ocorrerá um desfalque na economia provocado pela grande demanda da solicitação do benefício da aposentadoria. A crise econômica, que já existe, seria intensificada e todos os brasileiros seriam afetados.
Os desafios provenientes do envelhecimento da população traz a tona a necessidade de tornar o setor econômico do país mais inclusivo, sem discriminações étnicas de gênero ou faixa etária. Portanto, faz-se necessário, por parte das empresas, possibilitar o acesso dos idosos ao mercado de trabalho de forma obrigatória, bem como zelar pela saúde e conforto no ambiente de trabalho para que as atividades sejam produtivas e duradouras. Adicionalmente, que o governo federal junto ao INSS bonifique os idosos que estenderem a jornada de trabalho com direito a plano de saúde, independente do cargo que foi exercido, para que não dependam do "falecido" sistema público de saúde, por ultimo, que a população jovem seja inclusiva, aceite e respeite a participação dos idosos em qualquer que seja a atividade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018