Título da Redação: Meia idade neglicenciada

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Van Vasconcelos


O constante desenvolvimento de nossa sociedade no que diz respeito a recursos fundamentais para a sobrevivência de qualquer cidadão, por exemplo, educação, saúde e saneamento básico vêm elevando o índice de expectativa de vida. Porém, tais recursos ainda não são suficientes e nem atuam com deveriam para suprir as necessidades da população idosa do nosso país.
Nos anos de 1960 o brasileiro possuía o índice de vida de apenas 48 anos, isso pode ser explicado pela inexistência de uma rede de saúde que atendesse a todos ou trabalhos manuais pesados. Hoje a realidade vem mudando, mas ainda é necessário que seja aplicado investimentos para melhorar os serviços ao público idoso.
Várias problemáticas surgem em nosso país que não contribuem para o bem-estar dos nossos idosos. Em nossa saúde existem poucos profissionais especializados na área geriátrica. As nossas vias públicas são verdadeiras armadilhas com calçadas irregulares e sinalização inadequada. O mercado de trabalho é bem restrito para essa faixa estaria, desperdiçando profissionais experientes e com força de vontade.
Grande parte da população jovem ignora o fato de que os idosos podem proporcionar vários aprendizados e lições de vida, posto que o rotulam com lentos e ultrapassados. Além disso, existe falta de consideração quando desrespeitam a lei da fila preferencial ou usam a vaga reservada do transporte público.
Nesse sentido é necessária a conscientização da população, sendo que isso pode ser feito nas escolas, faculdade e mídia. As autoridades competentes devem investir mais na formação de profissionais especializados e aumentar a rede de saúde na área, proporcionando assim mais atendimentos de boa qualidade e também devem melhorar as nossas vias urbanas e proporcionar mais áreas de lazer para tais. As empresas devem inserir tais profissionais no mercado de trabalho e aproveitarem os excelentes profissionais que são.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018