Título da Redação: Melhor Idade brasileira: precisa-se de cuidados!

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Neto Moreira


Ao se analisar o estágio atingido pela evolução da sociedade brasileira, percebe-se que houve mudanças significativas ao longo do tempo. Uma delas refere-se à faixa etária das pessoas, cuja alteração mais notória relaciona-se ao envelhecimento da população, em consequência, principalmente, da melhoria da distribuição de renda. Essa alteração, no entanto, traz consigo um leque de problemas sociais que afetam diretamente na qualidade de vida dessa parcela da população.
Em primeiro lugar, deve-se reconhecer o quão importante os idosos são para a configuração da atual conjuntura social brasileira. Essa afirmação valida-se na medida em que o cidadão constitui-se de acordo com seu antepassado. Apesar disso, poucos são os cuidados tomados pelas famílias em relação aos mais velhos, isso fica evidente em fatos noticiados hoje em dia, onde a violência domestica contra os idosos é uma constante na sociedade, e na minoria dos casos os agressores são devidamente punidos.
Outro problema, é a falta de preparo dos órgãos públicos à pessoas da terceira idade, onde se pode observar poucos investimentos em áreas essenciais para o desenvolvimento de uma boa qualidade de vida, como por exemplo, na saúde, transporte e até mesmo no laser. O resultado desse acúmulo de problemas, são idosos cada vez mais desassistidos e com baixo ânimo de vida.
Dessa forma, fica claro que o Brasil está envelhecendo rapidamente e não está se preparando de forma adequada. Sabe-se que o treinamento correto aos jovens resolveria verdadeiramente os problemas envolvendo os mais velhos. Para tal, é necessário que o governo faça campanhas de conscientização dos cuidados que se deve ter com os idosos, com a ajuda de escolas e da iniciativa privada, por meio de palestras em sala de aula e programas na rádio e na televisão. Deve-se, da mesma forma, direcionar novos projetos que visem a melhoria da qualidade de vida da terceira idade. Essas atitudes garantirão um futuro mais seguro à melhor idade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018