Título da Redação: Mudanças na prioridade da piramide etária brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Queiroga


Segundo dados divulgados pelo IBGE, o Brasil vai se tornar um país de idosos já em 2030, ou seja, o grupo de idosos será o maior dentro da pirâmide etária brasileira. Diante dessa informação, surge a preocupação em relação às políticas direcionadas a esse grupo no país. Desse modo, medidas devem ser apresentadas para garantir o envelhecimento da população com qualidade.
No Brasil, a partir dos 65 anos, tanto o homem quanto a mulher já podem estar aposentados pelo INSS. Todavia, o que se percebe é um prorrogamento nesse pedido de aposentadoria ou, muitas vezes, o pedido somado à pratica de atividades extras remuneratórias. Isso ocorre, pois, infelizmente, o órgão responsável por esse programa não garante uma renda satisfatória para o idoso. Com isso, muitas pessoas buscam alternativas, como a previdência privada, o adiamento da aposentadoria e empregos informais, para garantir essa renda satisfatória. Assim, com o aumento no percentual desse grupo na sociedade, é possível imaginar que aumente mais ainda os problemas relacionados à aposentadoria, afinal a sociedade vai passar a ter um menor número de pessoas contribuindo, economicamente, para esse sistema.
Somado a isso, o aumento da população de idosos tem como consequência o aparecimento de novos desafios, como na infra-estrutura do país. Esta ainda não está adaptada para o cotidiano do ano de 2030 em diante. Isso é afirmado, porque, lamentavelmente, ainda é frequente a falta de respeito às necessidades de um idoso. Por exemplo, muitas pessoas, com saúde e vigor, utilizam, e não cedem, as vagas de estacionamento e os assentos preferenciais para o idoso. Além disso, o setor hospitalar brasileiro é precário, pois muitos indivíduos demoram para conseguir um atendimento, e, caso não apresente melhorias, no futuro, a situação vai piorar com o aumento da demanda de pacientes da terceira idade.
Portanto, é dever do Estado e da sociedade intervir nesse quesito. O primeiro deveria realizar medidas urgentes de reforma no sistema previdenciário, tais como, aumentar as contribuições do brasileiro em valores e em tempo. Outra medida seria melhorar a infra-estrutura do país, construindo mais hospitais e estabelecendo leis as quais coíbam, por meio de multas, aqueles que desrespeitarem a preferência, em algumas situações, dos idosos. O segundo deve melhorar a atenção e o modo de tratar esses indivíduos. Para isso é necessário dar bons exemplos, por meio de alteridade e respeito, para que as próximas gerações também os tratem com dignidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018