Título da Redação: Nação idosa

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


No Brasil, é conhecimento partilhado que a expectativa de vida vem crescendo com o passar dos anos, enquanto a taxa de natalidade está em queda, problema que implica uma consequência inevitável: um desequilíbrio entre o número de crianças e idosos. Com efeito, é urgente que o Governo, por meio das redes sociais, faça campanhas incentivando as mulheres brasileiras a engravidar.
Em primeiro plano, a presença de crianças e jovens na sociedade é fundamental para o sustento dos idosos, pois são eles que constituirão a população economicamente ativa, que garantirá a aposentadoria dos mais velhos. De acordo com o IBGE, no Brasil a PEA corresponde a 63% da população, sem considerar os que trabalham com contrato informal ou sem carteira assinada, esse número supera o de idosos inativos economicamente, porém é baixo considerando seu decréscimo anual e o aumento da PEI. Portanto, é necessário que as pessoas comecem a guardar parte de seus salários em poupanças e cofres, a fim de usufruí-lo durante a aposentadoria.
Outrossim, o país não está preparado para se tornar uma nação de idosos. Segundo pesquisa divulgada pelo site globo.com, faltam médicos geriatras no país. De acordo com o levantamento há, apenas, 1.405 geriatras em todo o território brasileiro. Além disso, os hospitais públicos são precários, muitos deles abrigam pacientes até nos corredores por não haver leito para todos. A partir disso, é possível compreender que é necessário um investimento maior do Governo na saúde pública.
Urge, portanto, que povo e Governo cooperem para mitigar os problemas advindos do envelhecimento no Brasil. Ao povo, cabe, por iniciativa individual, se dedicar aos seus familiares idosos, se certificando de que estão se alimentando bem e praticando exercícios físicos. Ao Governo, compete, por sua vez, criar instituições como creches, porém voltadas aos idosos, com profissionais da área de saúde e educadores físicos. Dessa forma, os problemas advindos do envelhecimento do Brasil serão diminuídos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018