Título da Redação: Negligência Salutar

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Marques


"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte". Se essa música ("Comida"), do compositor Arnaldo Antunes, fosse escrita hoje, para os idosos, certamente seriam acrescentadas à enumeração as palavras "trabalho" e "respeito". Isso ocorreria graças às dificuldades da permanência do idoso no mercado de trabalho e da cresecente desvalorização sofrida pela "melhor idade".
O Brasil, atualmente, começa a apresentar uma inversão na pirâmide social, com o estreitamente da base (jovens) e o alargamento do topo (idosos). Tal fenômeno, segundo o IBGE, mostra a tendência de envelhecimento da população brasileira, como a observada em países desenvolvidos da Europa. Paralelo a isso, nota-se as dificuldades da permanência da terceira idade no mercado de trabalho. Essa resistência ocorre, principalmente, por parte das empresas, que evitam contratá-los devido às limitações e à fragilidade da saúde deles.
Outrossim, os mais experientes sofrem com a falta de opções de esporte e lazer, que, como resultado, aumenta a incidência de problemas físicos (como doenças cardíacas) e psicológicas (como a depressão). Consequentemente, ocorre o aumento dos gastos públicos na área da saúde.
Percebe-se, portanto, que o aumento da população idosa e, por conseguinte, a diminuição da População Economicamente Ativa (PEA) do país, proporcionará, daqui à algumas décadas, um déficit no sistema previdenciário (menos arrecadação e mais pessoas recebendo), como o que ocorreu na Grécia no ano de 2008. Tal fato soma-se ao aumento das despesas na saúde, em decorrência da negligência às necessidades dessa faixa etária.
Diante disso, o Governo deve estabelecer políticas públicas que visem à inserção dos idosos nas atividades econômicas, com jornadas e tarefas que condizem com as limitações dessa idade e com a redução tributária às empresas contratantes. Ademais. os estados e municípios devem oferecer opções de lazer (como a entrada franca nos eventos culturais para pessoas com mais de 60 anos) e de atividades físicas (com a instalação de academias ao ar livre em locais públicos) para os mais velhos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018