Título da Redação: Novos idosos: velhos desafios

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Jessica Araujo


Nas últimas décadas, os avanços tecnocientíficos proporcionaram muitos benefícios para a humanidade, entre eles o aumento da expectativa de vida, decorrente da evolução na medicina. Isso significa que cada vez mais o tema “terceira idade” estará em pauta. No Brasil, contudo, tais aspectos devem ser ressaltados: os novos desafios na dinâmica econômica e o melhor planejamento dos serviços para esse público.

Uma tendência dos países mais desenvolvidos e que já é notável no Brasil desde a década de 1970 é a inversão da pirâmide etária. Ou seja, a taxa de natalidade e mortalidade será superada pela maior expectativa de vida. Com isso, será cada vez menor o número de trabalhadores ativos e maior o número de idosos. Tal processo poderá gerar novos desafios econômicos para os governos, pois haverá um desequilíbrio na previdência social resultante da menor contribuição por parte dos trabalhadores ativos e do expressivo número de aposentados.

Por outro lado, é notável a falta de investimentos nos serviços básicos aos idosos, tais como: o ineficiente direito de ir e vir nos transportes públicos, em que muitas vezes ocorre o desrespeito nos assentos preferenciais, bem como o atendimento médico no sistema público de saúde que não dispõe de um serviço digno e específico para os mesmos. Vale também ressaltar a carência de projetos sociais de saúde e bem-estar voltados para a terceira idade.

Portanto, uma alternativa para a economia brasileira continuar dinâmica e crescente, mesmo vivendo a transição da pirâmide etária, seria o Governo estimular a mão de obra qualificada estrangeira, a exemplo de haitianos e indianos. O melhoramento no serviço de transporte público é essencial e deve oferecer dignidade ao idoso. Para isso, é preciso conscientizar a população, através da mídia, de que as reservas dos assentos preferenciais, apesar de exigidos por lei, deveriam existir através de atitudes cidadãs. São necessários mais investimentos em programas de saúde direcionados à terceira idade com assistência integral e aliados a atividades físicas, terapia ocupacional e assistência psicológica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018