Título da Redação: O antigo ensinamento.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Fernando Silva


É fácil notar que, dos séculos passados para o atual, o número de idosos Brasileiros cresceu significativamente. Este aumento se deve, em maior parte, ao desenvolvimento da medicina, que garantiu o tratamento das doenças mais recorrentes deste grupo, além de medidas que o Estado criou visando o conforto e bem estar do idoso. Apesar disso, ainda há certa negligência por parte da população, que também tem um papel importante no cumprimento de algumas destas medidas criadas pelo Governo.
Cabe ressaltar que o idoso tem mobilidade reduzida em relação aos mais jovens e isto deve ser considerado em todos os serviços públicos. Porém, ainda que exista uma lei que garante, por exemplo, que 1 em cada 10 lugares nos transportes são destinados aos idosos, ainda há quem a desacate: recentemente, o Jornal Nacional fez uma reportagem, em que dos 4 casos registrados, quem estava no banco reservado -jovens,em maioria- não levantou para os idosos presentes.
E como se não fosse o bastante, ao sair do transporte público o idoso ainda corre risco de vida pelas ruas. Grande exemplo disso é o estudo feito pelo Observatório Paulista de trânsito, em São Paulo - maior cidade do País- onde mostra que os idosos são as maiores vítimas de acidentes de trânsito, sendo grande parte desse número por atropelamento. Isso prova a falta de atenção dos motoristas, visto que em qualquer trajeto eles devem sempre considerar que os idosos podem não enxergar os semáforos por alguma limitação visual ou até se distrair.
É evidente, portanto, que as medidas criadas pelo Governo, em sua grande maioria, dependem da população para que sejam realmente eficazes. Nesse contexto, a mídia pode ajudar incentivando, por meio de propagandas, o auxílio aos idosos no espaço público em qualquer atividade. O próprio Governo, por sua vez, pode ajudar recompensando financeiramente os funcionários dos serviços públicos ao garantirem o cumprimento das medidas criadas para o bem estar do idoso. Desta forma, além de garantir o bem estar da própria população jovem ao chegar na terceira idade, também será possível garantir que o antigo ensinamento em que devemos respeitar sempre o mais velho, não seja esquecido.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018