Título da Redação: O Brasil de cabelos brancos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Cecelle


A expectativa de vida aumentou devido as revoluções ocorridas na área da saúde. Algumas medidas foram essenciais para prolongar os anos da população. Assim como os avanços da tecnologia que também tiveram papel marcante para proporcionar melhores condições de saúde a todos. Contudo, a infraestrutura não acompanhou os anos que o povo ganhou.
Dentro desse contexto, é válido ressaltar que atitudes sociais e governamentais foram tomadas como meios profiláticos para evitar doenças. Essas medidas foram a criadas de coletas de lixo para que os animais transmissores de infecções fossem afastados daquele local, o saneamento básico e o tratamento de água e esgoto. A educação alimentar também contribui para uma vida mais saudável e em conjunto com as atitudes de higiene trouxeram melhores condições ao cotidiano da população.
Outros fatores foram as revoluções que possibilitaram a criação de aparelhos que oferecem diagnósticos de problemas antes fatais, juntamente com o auxílio de medicamentos e tratamentos, a expectativa de vida cresceu. Um marco muito importante foi a criação do SUS, que é o atendimento médico hospitalar gratuito para que indivíduos mais carentes tenham acesso a modo de vida melhor.
Entretanto, a falta de suporte em conjunto com o desrespeito das pessoas mais jovens são os maiores problemas enfrentados pelos idosos. Mesmo após terem alcançado essa idade, muitas vezes não conseguem o atendimento devido, como filas e vagas preferenciais e assentos especiais em transportes coletivos. Isso caracteriza uma evolução parcial, pois o Brasil está envelhecendo, mas ao mesmo tempo não possui o devido atendimento de necessita.
Nota-se, portanto, que as tantas inovações foram fundamentais para conceder uma longevidade ao povo. Uma forma de intervenção seria o governo criar leis mais rigorosas para que as áreas destinadas aos idosos sejam respeitadas, a fim de que não precisem passar por situações que exijam deles um esforço físico maior. Outra forma seria a intervenção da própria sociedade em criar hábitos mais humanitários e condescendentes para se fazer jus aos anos extras pelo qual tanto lutaram em conseguir.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018