Título da Redação: O desafio da nova pirâmide etária

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Matheus Azevedo


O Brasil passa por um fenômeno mundial do envelhecimento da população. O envelhecimento, que é algo natural e inevitável, traz para o país uma série de desafios e, além disso, provas que nosso país passa por transformações que nos dão a possibilidade de viver mais e ,porque não, melhor.
Avanços tecnológicos, melhorias na medicina e uma maior qualidade de vida fazem com que o brasileiro alcance uma expectativa de vida que supere tranquilamente os 70 anos. Por outro lado, uma baixa taxa de fecundidade faz com que tenhamos uma diminuição da população jovem. Essa que é a classe ativa, ou seja, a classe que fica representa a mão de obra para o desenvolvimento do Brasil. Garantir que não falte mão de obra e, consequentemente, entremos um quadro de estagnação é econômica é um dos maiores desafios vividos pela sociedade brasileira.
Paralelamente à necessidade de mão de obra jovem, temos a obrigação de garantir, aos mais velhos, uma condição de vida digna na terceira idade. Hoje, já são recebidas inúmeras queixas em relação ao nosso sistema previdenciário e, consequentemente, ao INSS, Instituto Nacional de Seguro Nacional. Aposentadorias e auxílios que não garantem acesso a remédios e não acompanham a crescente inflação fazem com que nem todos idosos tenham uma aposentadoria digna.
O sistema previdenciário precisa realinhar suas regras à nova pirâmide etária. Rever os valores e tempo de contribuição é algo de extrema importância para que a previdência nacional não entre numa crise financeira. Outro ponto que deve ser debatido pois, já é uma realidade, é a readmissão de trabalhadores que já são aposentados mas ainda possuem a vontade e a condição de voltar a trabalhar. Esses fazem parte de uma classe de trabalhadores que cresce a cada dia. Criar programas que atuem para garantir direitos para essa classe é de extrema importância para que os mesmos não tenham a sua dignidade ferida através do trabalho.
l

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018