Título da Redação: O desafio da Terceira Idade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Hugo Melo


Devido ao controle da natalidade e ao maior planejamento familiar, o número de idosos tem aumentado cada vez mais no Brasil. Futuramente, a parcela da população que pertence à terceira idade será maior que a de crianças em nosso país. Mas isso seria algo benéfico ou algo aterrorizante? Certamente, esta é uma realidade benéfica e que merece ser discutida, pois vem acompanhada de muitos desafios.
Um dos desafios é o desrespeito que o brasileiro tem culturalmente pelo idoso. Infelizmente, vivemos em um país onde a pessoa com mais idade é tratada como algo descartável, muitas vezes sequer é vista como ser humano. A seguinte situação é recorrente: um idoso entra em um ônibus lotado, mas ninguém cede o lugar para ele sentar. Algumas pessoas inclusive fingem que estão dormindo. Seria cômico, se não fosse trágico. E isso se repete todos os dias nas grandes metrópoles.
Outro desafio é a falta de adaptabilidade dos estabelecimentos públicos e privados para a recepção de idosos. Neste quesito, vem ocorrendo um grande avanço nos últimos anos, como por exemplo: a implantação de filas preferenciais, vagas reservadas em estacionamentos, etc. Mas ainda há muito a avançar. Para quê fazer fila preferencial, se não coloca cadeira para o idoso sentar? Para quê reservar vagas de estacionamento, sendo estas relativamente distantes da entrada do local? Como podemos perceber, algumas empresas até tentam obedecer as regras, mas com evidente má vontade.
Tendo tudo isso em vista, é preciso que sejamos cidadãos conscientes para que pratiquemos atitudes éticas e morais para com os mais velhos. É preciso pressionar nossos representantes políticos para que haja um maior foco na legislação voltada aos direitos do idoso. Seria interessante, por exemplo, aumentar os benefícios da aposentadoria. Embora essa seja uma questão complexa, pois envolve um acerto de contas públicas, é absolutamente possível arrecadar recursos de outras fontes para destinar às pessoas que ajudaram a construir este país. Também é necessário destinar recursos para festas culturais voltadas para terceira idade. No carnaval por exemplo, a maioria das prefeituras só contratam bandas populares entre jovens.
Esse é o dilema que teremos que passar nos próximos anos: ver cada vez mais o nosso número de idosos aumentar, tentando diminuir o preconceito e desrespeito ao mesmo tempo. É preciso ter determinação para atingir um nível de respeito aos mais velhos como o demonstrado no Japão, onde o idoso é reverenciado, cuidado e venerado. Ter uma grande população de idosos é, afinal, bom para todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018