Título da Redação: O desenvolvimento e suas consequências.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Raimunda Sulivalda Coelho Cristovão


O Brasil é, atualmente, um dos países que são considerados emergentes, ou seja, em processo de desenvolvimento. Esse processo trás benefícios como a melhoria da economia, na infraestrutura e na saúde da população. Mas assim como há benefícios, há também os malefícios como o envelhecimento da população. Esse processo de envelhecimento da populacional trás consequências diretas na mão de obra e na previdência social de um país.
Uma das causas desse processo de afunilamento da base da pirâmide etária nacional foi a entrada da mulher no mercado de trabalho e, com isso, o aumento da PEA (População Economicamente Ativa). Essa inserção da mulher fez com que as famílias atuais tivessem filhos mais tardiamente, para que garantissem assim uma melhor qualidade de vida e de educação para seus filhos.
O processo de envelhecimento tem como um das principais consequências a diminuição da mão de obra, o que causa um impacto direto no mercado de trabalho, que acabam tendo que buscar mão de obra em outras regiões do país ou do mundo.
Outra consequência desse processo é o aumento dos gastos públicos com a previdência social, pois, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos com mais de 60 anos será maior que o numero de crianças e jovens com até 29 anos em 2055. Isso mostra que os gastos do governo com a população idosa tenderá a aumentar e acabaram por enfrentar a mesma situação financeira dos países desenvolvidos atuais.
É nítido que, o desenvolvimento de uma nação trás controversas, como no caso o envelhecimento populacional, e este trás consigo o a diminuição da mão de obra e aumentos dos gastos públicos. Para diminuir esse impacto, o governo junto com a mídia deve promover propaganda de incentivo à natalidade, assim como devem fazer com as empresas, promovendo um incentivo a natalidade das mulheres e dando a essas menores cargas horárias no período da gestação. Devem incentivar também a reinserção do idoso ao mercado de trabalho para com isso diminuir o número de dependentes da previdência social e garantir um crescimento sustentável da nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018