Título da Redação: O desenvolvimento em relação aos idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Nii


O desenvolvimento de um país é algo muito importante para os que nele habitam. Trás, principalmente, qualidade de vida, com; melhoras na educação, saúde e tecnologia. Mas com ele, também vem o problema do envelhecimento da população, que caracteriza quando habitam no lugar, muitas pessoas idosas.
Enquanto mais desenvolvido um país é, menor é a quantidade de nascidos. Algumas das causas são: o excesso de trabalho que sobrecarrega as pessoas e o conhecimento dos métodos contraceptivos. Outra questão, é que como os planos de saúde melhoram, as pessoas vivem mais. Um modo claro de se perceber tudo isso, é comparar as pirâmides etárias de um país desenvolvido, com outra de um país subdesenvolvido. Um país desenvolvido tem sua pirâmide com a base estreita e o topo largo, que quer dizer que a taxa de natalidade é baixa e a expectativa de vida é alta. Em oposição, um país subdesenvolvido, tem a pirâmide de base larga e topo estreito. Significa que a taxa de natalidade é alta e a expectativa de vida é baixa.
O Brasil ainda não é um país desenvolvido, mas já se percebe nele, alguns aspectos de países desenvolvidos, como: o envelhecimento da população e a diminuição da taxa de natalidade. Então para que a população em um todo, tenha qualidade de vida, alguns métodos devem ser implantados, alguns exemplos são: melhoras na infraestrutura (aumento de vagas de estacionamento e cadeiras em espaços públicos para idosos e aperfeiçoamento no calçamento das ruas), implantação de projetos para exercitar tanto o corpo quanto a mente dos idosos e principalmente, divulgar por meio e propagandas o respeito e o cuidado que todos devem ter com eles. Hoje em dia no Brasil, os idosos vêm perdendo seus lugares na sociedade, eles são maltratados e ignorados até por suas famílias. Os asilos estão abarrotados de idosos praticamente esquecidos por seus parentes. Tem que se lutar para que essa realidade mude, pois esta situação é lamentável.
No Japão, como o número de idosos é bem relevante, tais medidas citadas já foram implantadas, como; espaços de lazer e descontração para os idosos. Logo se vê uma grande melhora na população: os idosos estão mais ativos e felizes. Esta questão de cuidado especial com as pessoas mais velhas, é algo um polco novo no Brasil. Mas como o país vem se desenvolvendo, novas medidas devem ser tomadas, em questão, o cuidado com os idosos, para que eles vivam cada vez mais e felizes também. Pois além de tudo, todos vão ser idosos em algum dia e irão querer respeito e dedicação de toda a sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018