Título da Redação: O direito que queremos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Angélica Silva


No ano de 2003, após anos tramitando, o Estatuto do Idoso foi aprovado por unanimidade. Ele garante ao idoso com absoluta prioridade, os direitos assegurados à pessoa humana. Porém, indo de encontro a essa visão, muitos idosos ainda enfrentam a falta de respeito com relação aos direitos reservados e a falta de educação dos mais jovens. Nesse contexto, é preciso admitir que as necessidades básicas, econômicas e sociais não estão sendo oferecidas dignamente àqueles que já fizeram muito pelo nosso país.
Primeiramente, é importante destacar que embora haja o Estatuto do Idoso os mesmos ainda sofrem com a discriminação dos jovens. Em muitos casos, é comum encontrar jovens sentados nos acentos reservados aos idosos no ônibus, muitos estacionam os carros nas vagas destinadas a terceira idade e desrespeitam as filas de bancos e supermercados. Os mais velhos, carregam a imagem de inutilidade, pois frequentemente apresentam limitações físicas e psicológicas. Além disso, por conta da saúde frágil, geram gastos maiores para a família e o Estado. É importante destacar também a contradição nas atitudes de vários jovens. Esses acreditam que os idosos devem ser respeitados e valorizados, porém na prática apresentam postura desrespeitosa.
Além disso, o mundo contemporâneo dificulta a vida da terceira idade. Os avanços tecnológicos não foram acompanhados por eles, e poucos tem paciência para ensiná-los, alegando falta de tempo. Dessa forma, eles se sentem cada vez mais excluídos da sociedade, gerando assim dificuldades para se relacionarem com outras faixas etárias. Fica claro, portanto, que a sociedade atual é individualista e não se importa com o próximo. Como exemplo, temos a falta de qualidade das calçadas, que na sua maioria não são padronizadas, e isso é um obstáculo não só para os idosos. Ou seja, a infraestrutura das cidades também não se enquadra às necessidades da terceira idade.
Fica evidente, portanto, que a desvalorização dos idosos precisa ser combatida. Para que isso aconteça, devem ocorrer mudanças em diversos níveis sociais. O governo, tem como obrigação oferecer melhores condições de saúde e lazer. Portanto, para resolver o problema das calçadas o mesmo deve cobrar dos proprietários a uniformidade e manutenção das mesmas, prevendo multa caso não cumpram. As escolas, sociedade e mídia, devem ser responsáveis por ensinarem valores positivos e de respeito em relação aos idosos. Quem sabe, dessa forma, a interação de todas as idades seja possível.

Visualizar redação

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018