Título da Redação: O envelhecimento da população brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Wanderson Aluisio


O envelhecimento da população brasileira vem trazendo consigo uma série de preocupações para o país, uma vez que esse problema recente compromete as futuras gerações. A busca por uma vaga no mercado de trabalho tem mudado os pensamentos dos jovens na sociedade atual. A baixa taxa de fecundidade registrada nos últimos anos é um dos motivos pela qual a população de idosos tem crescido. A ausência do governo e as políticas públicas mal planejadas tem agravado ainda mais essa situação.
Os jovens na sociedade contemporânea mostram-se cada vez mais objetivos nos seus interesses em relação ao futuro. Atualmente vemos uma grande parcela desses em busca de melhores de condições de vida. Para isso se dedicam muito nas suas vidas acadêmicas, para que possam desfrutar de uma vaga qualificada no mercado de trabalho. Com isso, eles acabam tendo um planejamento familiar mais tarde.
A queda na taxa de fecundidade e a redução na taxa de mortalidade tem feito com que ocorra uma melhoria de vida na população idosa do país. Segundo a imprensa, em 2013 aquela era de 1,77 filho por mulher e a mesma cairá para 1,61 em 2020. Convém lembrar ainda que 700 mil pessoas acima de 65 anos se somam a população a cada dia.
O governo, apesar de apresentar algumas melhorias, se mostra ineficiente e insuficiente para resolver tais problemas. A assistência e a previdência social dada a esses, por aqueles, são de mal qualidade, haja vista que um salário mínimo não dá para suprir as necessidades e manter as famílias de muitos idosos que dependem desse dinheiro. Os problemas de saúde são constantes e na maioria das vezes os casos não são resolvidos, pois há uma superlotação de pessoas doentes nos hospitais. Isso, leva o governo a ter altos custos com a compra de remédios.
Fica claro, portanto, a necessidade do governo aumentar a atenção pelo lado dos idosos, com políticas direcionadas para a saúde, melhorando os sistemas sociais. Para isso deve-se buscar medidas preventivas para que haja maiores investimentos nos hospitais e incentivos financeiros para melhorar a renda desses, visando melhores condições de vida. Além disso, os pais têm que ser orientados e conscientizados, para que ensinem seus filhos a tomar decisões politicamente corretas diante dos problemas que vem surgindo, e por fim os formem em adultos conscientes

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018