Título da Redação: O envelhecimento da população brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Daiane Novelli


Nos dias de hoje, graças ao avanço tecnológico principalmente na área da medicina, a população mundial está em média vivendo mais. No caso do Brasil, o número de idosos – pessoas com mais de 60 anos – já ultrapassa 15 milhões. Porém, viver mais não significa viver bem, assim, se faz necessária uma grande adaptação governamental para melhor atender essa faixa da população, principalmente da Previdência Social e dos órgãos de Saúde. O Brasil vem enfrentando um enorme problema quanto a isso e essa situação só tende a piorar se atitudes não forem tomadas.
É fato que grande parte dos aposentados no Brasil reclama que o dinheiro recebido mal serve para comprar os remédios que precisam. Isso se deve principalmente ao baixo nível de escolaridade de boa parte das pessoas mais velhas, que gera um salário mais baixo, e ao fator previdenciário, que diminui ainda mais esse valor para pessoas que se aposentaram antes da idade mínima. O fator previdenciário foi criado com a intenção de reduzir os gastos da Previdência e até o final de 2011 gerou uma economia de R$ 55 bilhões para os cofres públicos, segundo um estudo da Câmara dos Deputados.
Mas como ficam os aposentados nessa história? Segundo o IBGE, mais de 4,5 milhões de idosos estão no mercado de trabalho, na maioria das vezes para completar a renda do mês, sendo que a aposentadoria supostamente seria um período de descanso para quem trabalhou por tantos anos. Porém, recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta de mudança no fator previdenciário, que se entrar em vigor diminuirá o tempo de trabalho necessário para ter acesso à 100% do benefício. Isso seria ótimo para os aposentados, que trabalhariam menos e receberiam mais. Por outro lado, prejudicaria as contas públicas que já estão em um momento delicado.
Desta forma, é preciso um acordo entre as duas partes, para que nenhuma saia perdendo. Mas é fato que os idosos sempre perdem essa luta, recebendo salários baixíssimos que mal servem para sobreviver. Sendo assim, é preciso cobrar do governo que projetos como esse sejam aprovados, pois os idosos são uma parcela expressiva da população atual, que movimentam boa parte da economia do país, logo, precisam receber um salário justo para quem trabalhou a vida toda. Quanto aos gastos da previdência, pode-se aumentar o valor da contribuição de modo que se aumente o valor da aposentadoria, pois pagar alguns reais a mais durante o tempo trabalhado não pesa tanto quanto receber apenas um salário mínimo quando mais se precisa desse dinheiro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018