Título da Redação: O envelhecimento também arrecada bônus.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por K BR


"Quanto ao velho que lhe dava o braço, era, como disse, um homem de cinquenta anos", escreveu Machado de Assis no conto Miss Dollar que de forma contundente na descrição de seus personagens, acaba por evidenciar a transição da faixa etária de idoso aos cinquenta, no fim do século XIX, para uma expectativa de vida mais elevada, em relação as últimas décadas, no Brasil. Apesar de ser vantajoso à população brasileira o aumento na qualidade de vida, é necessário o planejamento para a manutenção dessa condição, uma vez que o número de idosos vêm crescendo.
É fundamental destacar, que o envelhecimento é inicialmente o aumento da população adulta que ao longo prazo se tornará idosa. O Brasil está no começo dessa fase que se acentua desde de 1990, como resultado dos avanços médicos e sociais, trazendo consigo a longevidade e ao mesmo tempo a diminuição da taxa de reposição da população, marcada pela queda de natalidade. Esse período vivenciado pelo país é denominado bônus demográfico que de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) consiste em um número de cidadãos economicamente ativos que é satisfatório para a produção de riqueza.
Convém apontar, também, que com o decorrer do tempo esse bônus irá diminuir e a quantidade de dependentes, aumentar. Quanto mais velha a população, maior o número de cidadãos economicamente inativos que requerem maiores investimentos sociais como seguro aposentadoria e qualificação da saúde pública, significando maior arrecadação dos impostos de trabalhadores ativos. Além disso, essa parcela de indivíduos influência na dinâmica de mercado, pois o consumismo dos idosos é menor do que dos jovens em relação a troca de veículos e imóveis, por exemplo.
Fica claro, portanto, que é crucial planejar o futuro do país a fim de continuar propício para o desenvolvimento no âmbito social e econômico. O governo deve aproveitar o momento de bônus demográfico, já que neste período as arrecadações possibilitam maior investimentos na infraestrutura de cuidado aos idosos como hospitais especializados, transporte e recursos farmacêuticos. Além dessas medidas contribuírem para a população em envelhecimento, propiciará melhor condição de vida a mesma.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018