Título da Redação: O fator experiência na contemporaneidade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Emylly Belmiro


Com as divulgações e previsões de várias pesquisas sobre o envelhecimento da população brasileira, concluiu-se o que já era esperado, o país está aumentando gradativamente o número de idosos. Isso se deve a um ganho na melhoria de vida, sendo proporcionada por um grande advento tecnológico e social. Nessa perspectiva, faz-se pertinente analisar quais são os fatores negativos sofridos por esse percentual da população, bem como será possível minimizar tal problemática.
Inicialmente, percebe-se que mesmo com todo desenvolvimento econômico, alguns mecanismos governamentais não conseguem suprir toda a demanda populacional, é o caso do INSS, instituto responsável pela Previdência Social no Brasil. Como consequência dessa superlotação milhares de pessoas que dependem, direta ou indiretamente, ficam sem atendimento.
Outro fator enfrentado por aqueles que não querem ser dependentes de uma aposentadoria, é a baixa absorção desses profissionais no mercado de trabalho. Isso acontece por causa de uma alta competitividade comercial proporcionada pelo sistema capitalista vigente. Como prova, reafirmando as informações, estão as pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde relata que diante de 15 milhões de idosos no país, apenas 4,5 milhões estão no mercado de trabalho.
Frente aos argumentos supracitados, ratifica-se que o envelhecimento da população provem de um fator social positivo, onde houveram mudanças significativas durante as gerações. Porém, a necessidade de um maior investimento nos meios públicos, como o INSS, traria uma melhor estrutura e mais profissionais habilitados na área, o que agiria diretamente na diminuição da burocracia. Outro fator que precisa acompanhar toda essa evolução econômica é o reingresso de idosos nas empresas. Isso se daria pela mudança de pensamento dos empresários, onde buscariam nos mais velhos uma forma de trazer mais experiência para a empresa em questão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018