Título da Redação: O futuro da economia no Brasil de idosos

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Com a conquista dos direitos, as mulheres se tornaram muito mais independentes, por consequência saíram para trabalhar ao invés de se dedicarem apenas ao lar e à família. Esse fato está diretamente atrelado às quedas das taxas de natalidade no Brasil, já que, a mulher passou a pensar duas vezes antes de gerar um filho. Além disso, com a atual crise econômica, muitos casais adiaram ou até mesmo abandonaram a ideia de terem filhos. Dessa forma, com a queda do número de nascimento de crianças, há o aumento do número de idosos, o que gera diversas consequências para a sociedade.

Segundo dados do IBGE, o grupo de idosos com 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até quatorze anos já em 2030. Essa informação confirma que houve uma melhora nas condições de vida no Brasil, tanto na área da saúde como em outros setores. Porém, o aumento da expectativa de vida gera, por consequência, uma maior quantidade de pessoas dependentes da previdência social. Logo, é necessário que esse programa esteja preparado para atender as grandes populações de idosos no futuro.
Outro fator que contribuí para o envelhecimento da população é o custo necessário para criar um bebê, o que acaba desestimulando muitos casais a terem filhos. Por causa da crise econômica, os preços dos produtos infantis ficaram ainda mais caros. Além disso, nos casos em que ambos os pais trabalham, é necessário que o filho vá para creches ou escolas, acrescentando mais gastos para a renda familiar. Portanto, muitos fatores econômicos contribuem para que haja a queda da taxa de natalidade no país.

Nesse contexto, é inegável que o Brasil precisa se preparar para o envelhecimento da população. Para que não ocorram crises financeiras, é necessário que o a previdência social juntamente com o Poder Legislativo estimulem a presença do idoso no mercado de trabalho, criando leis que façam com que estabelecimentos tenham que contratar pessoas da terceira idade, seja em mercados, em que não é necessária mão de obra especializada, ou em empresas de nível superior, desde que o idoso tenha as qualificações para o serviço. Além disso, é de suma importância que o Ministério do Desenvolvimento incentive os casais a terem filhos, por meio de programas de amparo, como descontos em planos de saúde e produtos relacionados ao bebê. Assim, haverá o crescimento da taxa de natalidade e a presença do idoso no mercado de trabalho, o que movimentará positivamente a economia do país.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018