Título da Redação: O futuro do respeito

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Após o término da segunda guerra mundial,em 1945, o compartilhamento de informações cresceu, trazendo assim, um aumento na expectativa de vida. porém, pode-se perceber que mesmo com o crescimento do número de idosos o respeito e consideração do país, tem sido lastimável.Fica-se evidente quando vivenciamos diariamente o desrespeito por parte do cidadão mais jovem quando inibem muitas vezes os direitos dos mais velhos quando em transportes ou estacionamentos públicos são apunhalados pela falta de respeito em seus assentos e vagas preferenciais aliado a pouca atenção e investimento dado a classe que futuramente será a maior parcela da população,
Isso fica evidente quando, segundo o IBGE, quase um terço dos idosos no Brasil ainda estão no mercado de trabalho, em grande parte por não receber renda suficiente de sua aposentadoria, embora para alguns o trabalho seja uma forma de inclusão após os sessenta anos, muitos acabam trabalhando até o último dia de sua vida graças a falta de valorização alienada ao pouco reconhecimento governamental das necessidades dos idosos.
Os transportes públicos em geral contam com assentos preferenciais. que servem para auxiliar muitos cidadães que passam por alguma condição que o diferencie em necessidades, entre elas está a idade acima de 60 anos. muitas pessoas não respeitam esse direito e acabam dando apresentações horríveis sobre respeito, quando por exemplo, não cedem essas vagas a quem têm direito. isso acaba deixando as pessoas que trabalharam a vida toda muito deprimidos muitas vezes por se sentirem essa violação de direito não só no transporte como muitas vezes na vida.
O MEC, portanto, deve fazer com que campanhas educacionais voltadas a questões do envelhecimento da população sejam propagadas de forma a reparar os jovens para lidar com mais respeito e empatia com os mais velhos não só no transporte como na vida, o Ministério da Justiça, por sua vez, precisa garantir que o direitos do futuro seja garantido mais direitos a população vetusta, garantindo que a lei seja cumprida solenemente por todos, pois, como disse Aristóteles, a base da sociedade é a justiça.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018