Título da Redação: O futuro grisalho da população brasileira

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 3 anos por Guido Vieira


O eminente envelhecimento da população brasileira irá modificar a economia do país, que ,logo, irá precisar de se adaptar ao longo do tempo. Porém, além da questão econômica, há também o preconceito que permeia a terceira idade, definida como inválida e improdutiva.
De acordo com o IBGE, a população brasileira irá envelhecer drasticamente nas próximas décadas, tal alargamento do topo da pirâmide etária possui sérias consequências para a sociedade brasileira. A terceira idade é , geralmente, pouco produtiva, logo, depende do Estado em termos econômicos. É dever do governo proporcionar boa qualidade de vida aos idosos por meio da previdência social e de investimentos na saúde, no entanto, se torna cada vez mais difícil sustentar uma parcela da população que cresce tão rapidamente. Por tanto, o governo passa a aumentar os gastos com a terceira idade e , assim, decrescem os investimentos nos setores econômicos.
Um fato que agrava a situação, como dito anteriormente, é a invalidez precoce do idoso. É comum da cultura ocidental a exaltação dos jovens - futuro do mundo, fortes e capazes. O idoso, no caso, perde cada vez mais o foco, sendo desencorajado e afastado lentamente de seus ofícios. No brasil, é considerado idoso um indivíduo após os 60 anos, porém, há ainda pessoas ativas e capazes nessa idade, que, no entanto, sofrem com o preconceito, que os definem como inválidos.
Para que houvesse uma amenização da situação econômica brasileira devido ao envelhecimento da população, o governo poderia desenvolver projetos que visem a criação de ofícios exclusivos ao idoso que , além de serem economicamente produtivos, exijam pouco esforço físico. Preparar a população brasileira para um futuro grisalho é também fundamental, nesse aspecto, as escolas poderiam organizar palestras e seminários que expliquem a diferença do envelhecimento temporal , físico e mental. Dessa forma, é possível compreender que há sim idosos joviais, ativos e atléticos que ainda estão aptos a competir no mercado de trabalho.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018