Título da Redação: O futuro que nos espera

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por MD-AM


A teoria geográfica malthusiana previa que o controle da natalidade e o envelhecimento populacional seriam características atribuídas aos países que atingissem o sucesso econômico. Sendo assim, o Brasil, que apesar do cenário de crise vive um momento de desenvolvimento, tem como desafio garantir a qualidade de vida de sua crescente população idosa.
O jornalista Gilberto Dimenstein atribui a maneira como um país trata suas crianças e idosos a sua capacidade de desenvolvimento no futura. Diante disso, o primeiro desafio que deve ser enfrentado pelos brasileiros ,na busca pelo desenvolvimento saudável da população, é o aprimoramento do sistema de saúde vigente voltado para essa faixa etária. Tendo em vista a tendência mundial ao crescente número de idosos enfermos e mortos por doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.
Em seguida, outro fato que certamente desafiará a gestão governamental brasileira após o seu envelhecimento populacional ,será o de prover aposentadoria à população idosa. Considerando que o número de pessoas economicamente ativas será insuficiente diante da grande demanda por esses benefícios.
Por fim, outra necessidade geral do país será a de fomentar o acolhimento e o respeito aos mais velhos por parte da população. Algo que deve ser incentivado por meio do convívio e da enriquecedora troca de experiências entre gerações.
Dessa forma, fica clara a necessidade de se investir previamente na qualidade de vida dos idosos. Para isso, o governo juntamente com as universidades, deve incentivar pesquisas ligadas a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, típicas do envelhecimento moderno. E ainda, as empresas privadas podem oferecer trabalhos com cargas horárias menores a esse grupo, fazendo com que ele participe ativamente da economia e não fique ocioso. Ademais as instituições de ensino superior do país devem estimular o convívio entre diferentes idades incentivando a matrícula da população mais velha nas suas turmas, iniciativa que já existe em algumas faculdades privadas do sudeste brasileiro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018