Título da Redação: O futuro que nos espera

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Luquinhas Mezu


Medicina. Tecnologia. Infraestrutura. O cenário atual constata uma melhora eficaz na expectativa de vida, potencializando a qualidade e longevidade da população contemporânea. No entanto, a inexistência de políticas públicas para atenção a parcela crescente de idosos, aliado a uma baixa fecundidade pode impactar negativamente na fluência econômica dos países e isso pode gerar um ambiente catastrófico.
A falta de um estudo detalhado já afeta nações europeias que observam uma elevada ampliação de seus cidadãos mais experientes que necessitam de melhores cuidados. Os destaques em relação a esse aspecto são Grécia, Itália e Portugal, pois, são estados onde derivam enormes contribuições culturais que enfatizam o valor da vida e sociedade. Contudo, seus governos não atentaram para esses princípios, que não só acompanham a sociedade mas também influenciam o modo de vida e os cuidados de seus habitantes com si mesmos. Desse modo, exemplos reais podem incentivar uma ação do brasil que caminha nesse sentido.
No Brasil, já existem estatísticas que apontam para uma realidade parecida à presenciada na Europa, com maiores esforços financeiros, sociais e tecnológicos. Em virtude disso, o país precisa analisar o futuro próximo, com medidas que colaboram para um meio mais ameno e acolhedor. Sem dúvida, um breve retrospecto pode alertar a não existência de dispositivos preparados para conter um ambiente hostil – a confirmação do cenário apontado, e isso pode ser prejudicial a população brasileira.
Além disso, é válido considerar ainda que não só o estado têm responsabilidade com o acompanhamento dessa realidade, onde será necessário melhor empenho social. Em outras palavras, o ciclo familiar possuirá maior relevância com prudência e seriedade para atribuir maior carinho a esse público que será cada vez mais frequente entre a massa brasileira. Porém, fatos recentes revelam a inexperiência do brasileiro com idosos, onde são observados insultos, imprudência e irresponsabilidade evidenciados em práticas do cotidiano como atravessar a rua, prestar informações e cuidados domésticos e isso é agrava a situação.
Portanto, é evidente a necessidade de reflexão não só do governo mais do indivíduo com a realidade que nos espera como seres humanos: a velhice. Nesse sentido, o planejamento governamental para o futuro será fundamental, acarretando melhores condições para a massa experiente que surgirá e necessitará colher os frutos que plantou como cidadão honesto.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018